78º Concílio e Confelider Diocesana definem para a DARJ rumos missionários

Transcorreram em paz e harmonia o 78º Concílio Diocesano e a Confelider (Conferência de Lideranças) Diocesana, realizados nos dias 20 a 23 de abril, na Paróquia Bom Jesus, Jd. Sulacap, Rio de Janeiro. No decorrer desse final de semana, delegações laicas e clérigos(as) das diversas comunidades da DARJ puderam estar em harmonia, discutindo sobre novos rumos para a diocese, sobretudo nas questões de pastoral, patrimônio e missão. Um novo rol de comissões foi ratificado, de modo a facilitar a administração das mais diversas vertentes da vida diocesana no interregno 2018-2019. Houve renovação de um terço do Conselho Diocesano, havendo sido eleitos a Revda. Josi Saldanha (Bom Jesus) e Júlio Dantas (Todos os Santos) para novos mandatos de 3 anos. Foi também ratificada a delegação sinodal, que contará com nosso bispo diocesano Revmo. Eduardo Grillo, mais os delegados clericais Rev. Luiz Alzeman, Revda. Inamar de Souza e Rev. Luiz Coelho, e delegados leigos Tiago Ludugério, Maurício Tolentino e Elisabeth Sherrill. Como suplentes, foram ratificados os clérigos Rev. Mark Simpson, Rev. Mário Ribas e Revda. Josi Saldanha, mais os seguintes leigos: Nádia Alzeman, Andreza Costa e Raphael Almeida. Ressalta-se a ênfase dada em momentos de oração comum e espiritualidade, segundo diretriz do bispo e mediante caderno litúrgico montado pela Comissão Diocesana de Liturgia e Música, e baseado no Livro de Oração Comum de 2015.

A Confelider diocesana contou com a presença da delegação ao Sínodo Geral, seus suplentes e outras lideranças interessadas em participar. Nela, foram estudados os seguintes temas: Missão e seus desafios, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e gêneros e sexualidades, contando com a assessoria do Rev. Antônio Terto Lima, Sr. Tiago Ludugério da Silva e Rev. Luiz Coelho, respectivamente. Os resultados dessas discussões, que seguiram a metodologia proposta pelo grupo de trabalho da Confelider nacional, já foram finalizados e enviados para estudo e análise em preparação ao Sínodo Geral, a ser realizado em Brasília, no início de junho.

Toda a diocese agradece à Paróquia do Bom Jesus, sua clériga e povo, pela maravilhosa acolhida. Destaca-se na acolhida dessa paróquia a alimentação saudável com opções vegetarianas, bem como a preocupação ambiental com o descarte de materiais não-recicláveis, dando testemunho visível da proteção ambiental como componente missionária de anunciação do Reino de Deus.

  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *