Celebração da Semana Santa na DARJ – 26 a 31 de março de 2018

Uma experiência Devocional com Jesus em sua última semana em Jerusalém, segundo o evangelista São Marcos

A Quaresma é entendida como um tempo penitencial na vida da Igreja e nos convida a um permanente exame pessoal de consciência e de fé. Devemos avaliar como anda a nossa vida com Cristo, como temos respondido ao amor de Deus e aos desafios que a vida (dom precioso dele para nós).

Antigamente, muitas pessoas entendiam a Quaresma como um tempo para abster-se de algumas coisas, de fazer algum tipo de “sacrifício” por 40 dias… Mas não é exatamente isso que a Bíblia nos diz… O que Deus espera de nós é ação, é atitude de serviço humilde, de solidariedadecom todos os que sofrem (Isaías 58:6-12). Retirar o peso que oprime, enxergar mais as coisas positivas no outro e não falar mal do irmão ou da irmã são princípios básicos de uma penitência quaresmal adequada e sadia.

A penitência não é apenas mais uma formalidade dentre as tantas que temos em nossa vida social ou religiosa. “Metanoia”(a palavra bíblica para conversão) significa literalmente mudar a direção do nosso caminho… Trata-se de um redirecionamento de vida, a reconstrução da comunhão com Deus e toda a sua Criação(o planeta em si, as pessoas e tudo o que existe, tanto natural quanto cultural).

O reconhecimento de nossa própria fragilidade e também de que temos nos afastado deliberadamente dos propósitos originais de Deus para a sua Criação devem ser norteadorespara nós neste tempo penitencial: reconhecer os erros é o primeiro passo para modificar aquilo que não está bem em nossa vida e na vida do mundo.

Viver a Semana Santa, a culminância da Quaresma, nesta perspectiva fará toda a diferença em nossa vida pessoal e na vida da comunidade da Igreja.

Segunda-feira da Semana Santa –  Paróquia de Cristo Rei – Cidade de Deus
 

Terça-feira da Semana Santa – Paróquia de São Paulo Apóstolo – Santa Teresa

Quarta-feira – Paróquia de São Lucas – Copacabana

Quinta-feira – Benção dos Óleos e Renovação dos Votos de Ordenação do Clero do Rio
Catedral do Redentor – Tijuca

Quinta-feira Santa – Paróquia da Santíssima Trindade – Méier

Sexta-feira – As Sete Palavras da Cruz
Catedral do Redentor – Tijuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *