Revendo Paradigmas.

DIOCESE ANGLICANA DO RIO DE JANEIRO
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL
Secretaria Diocesana

Ao Colendo 70º Concílio da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro.
Os membros da Comissão de Estado da Igreja , receberam, acolheram e endossaram este texto que foi elaborado pelo secretário diocesano, Rev. Luiz Caetano Grecco Teixeira. O mesmo foi encaminhado ao Concílio que ao tomar conhecimento, ratificou o seu conteúdo, entendendo que ele reflete a conjuntura atual da Igreja.
Comunicação do Secretario Diocesano sobre o estado da Igreja
Agosto 2011

Ao Revmo. Bispo Diocesano,
À Comissão sobre o Estado da Igreja
Paz e Bem!

Após praticamente sete meses no papel de Secretário Diocesano, tendo ouvido a maioria do clero e várias lideranças leigas, venho respeitosamente diante dessa Comissão apresentar minhas considerações e pistas visando o futuro da Diocese e da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
Quero desafiar a Comissão e o Concílio a olhar para a Igreja Diocesana de outra maneira, não a partir de relatórios e dados pouco confiáveis porque construídos sem uma sistematização normativa adequada, ou buscando soluções imediatas e planos estratégicos ilusórios e irreais. Se mantivermos nosso modelo de análise e avaliação costumeiro, já sabemos de antemão o que vamos encontrar, e vamos repetir o que sistematicamente dizemos ano após ano. Quero desafiar vocês a uma outra maneira de olhar e avaliar, mais abrangente e contextual, buscando soluções que serão viáveis a partir de uma nova visão da Igreja que precisa ser construída.
O lema deste Concílio é Renova Senhor a tua Igreja, começando por mim. Creio que a melhor maneira de “começar por mim” é mudando minha maneira de ver as coisas.
Renovando a Igreja respeitando a nossa identidade e a nossa tradição: mudança de paradigmas
“… ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois que o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam].
E ninguém tendo bebido o vinho velho prefere o novo, porque diz: O velho é excelente” (Cf. Lucas 5.37-39 e par.)

Leia Mais Aqui ……REVENDO OS PARADIGMAS